Um dos símbolos mais poderosos na luta contra as forças do mal é a medalha de São Bento. Criada por adeptos ao legado do santo foi aprovada em 1942 pelo Papa Clemente XIV como verdadeiro instrumento de fé. O ato do Papa fez da medalha de São Bento algo maior que um simples amuleto. Hoje seu uso ultrapassa os limites da fé religiosa. São Bento venceu muitas batalhas contra o demônio. Por essa razão, a medalha em sua homenagem é um poderoso escudo contra os perigos e tentações àqueles que a trazem junto de si.
Quem foi São Bento?
Embora tenha ficado mais conhecido através dos séculos como o santo que travou batalhas contra Satanás, seu legado vai além disso. É responsável pela fundação da Ordem dos Beneditinos que se espalhou pela Europa disseminando a fé católica, por isso é padroeiro da Europa. Os Beneditinos são famosos por sua disciplina cujas regras foram escritas por São Bento.
Se de um lado, o Santo construiu o pilar da Ordem Beneditina através de seu trabalho e disciplina, por outro angariou muitos inimigos. Há dois episódios bem conhecidos em que através do Sinal da Cruz, o Santo livrou-se de ser envenenado por monges que não concordavam com seus princípios. Em uma delas, o cálice em que lhe ofereciam o vinho estourou, revelando a presença do inimigo. Em outro momento, um corvo roubara o pão envenenado de sua mão, impedindo seu envenenamento. O Santo utilizava o sinal da cruz e a própria cruz como instrumentos de combate a todo o mal que o pudesse atingir. Daí, o poder da cruz de São Bento.
A medalha de São Bento
Dessa forma, ao longo dos séculos, a medalha de São Bento conquistou o coração dos fiéis como símbolo de proteção contra o mal, pois evoca a força do Santo que lutara contra o próprio demônio. Embora, com o passar dos anos, tenha sofrido alterações em sua apresentação, a medalha traz a cruz e a imagem do Santo como elementos principais.
Sendo assim, uma das versões mais comuns da medalha tem em uma das faces a cruz de São Bento entre as letras CSPB (Crux Sancti Patris Benedicti). Já, no corpo da cruz, temos CSSML ( Crux Sacra Sit Mihi Lux ) enquanto que nos braços dela temos NDSMD (Non Draco Sit Mihi Dux). Em torno da medalha temos as inscrições VRS (Vade Retro Satana); NSMV ( Nunquam Suade Mihi Vana); SMQL (Sunt Mola Quae Libas); IVB (Ipse Venana Bibas).
Da mesma forma, no verso da medalha, vem a imagem de São Bento segurando em uma das mãos a cruz e na outra o livro que corresponderia a suas regras disciplinares. Em contrapartida, ao redor da imagem do santo, as inscrições variam, contudo, na maioria das vezes temos Sancti Patris Benedicti.
A despeito das possibilidades dos devotos de São Bento, a medalha aparece em cobre, resina, latão, ouro, prata, enfim. A equipe do Vento de Lua Cheia entrou em contato com Tatiana Torres, empresária idealizadora da Fluorita Arco-Íris, uma joalheria com um conceito diferenciado sobre as peças que produz, para falar sobre o material mais adequado quando se trata de amuletos. Veja só o que ela nos revela sobre o poder da prata 925.
Prata é alquimia
Para a empresária idealizadora da Fluorita, “nada se descarta, tudo se transforma”, por essa razão sua marca registrada são as peças espirituais que canalizam energia. Destaca o poder alquímico da prata, assim como sua capacidade de se regenerar e se transformar em peças diferentes ao longo da vida, ganhando novas formas e outros sentidos.
A Prata 925 é um metal eterno — não gera lixo, não se perde, apenas se transforma.
Assim como a energia, ela muda de forma, renasce, ganha novos propósitos.
Quando uma joia deixa de fazer sentido, pode ser recriada, fundida, reinventada em outro amuleto. Nada se descarta, tudo se transforma — e essa é a alquimia silenciosa da natureza.
Segundo Tatiana, por seu caráter eterno e poder de transformação, a prata 925 é um material muito apropriado para fazer amuletos de proteção. Quando unida à medalha de São Bento torna-se um verdadeiro campo de luz, com grande poder de proteção.
“Na Fluorita Arco-Íris, acreditamos que a prata não apenas adorna: ela protege, reflete e conecta.
E quando associada à Medalha de São Bento, transforma-se em um campo de luz ativa, lembrando que a verdadeira proteção nasce de dentro para fora.”
Por essa razão, embora enfatize nossa força interior como forma de proteção, Tatiana Torres faz questão de fazer as peças com a medalha de São Bento em prata 925. Sendo assim, ela garante beleza, elegância e proteção aos que usam as joias artesanais da Fluorita. Fato é que prata, ouro, resina, lata, latão, não importa, pois, onde o poder de São Bento for evocado através de sua medalha e da fé, mal algum resistirá.
Oração de São Bento
A oração evoca o poder da cruz do santo capaz de trazer luz ao caminho daquele que a evoca na intenção de afastar dele toda a tentação e sedução que vierem de satanás, símbolo de todo o mal que seduz e dana o espírito do homem fraco.
CSPB – Crux Sancti Patris Benedicti
CSSML – Crux Sacra Sit Mihi Lux
NDSMD – Non Draco Sit Mihi Dux
VRS – Vade Retro Satana
NSMV – Nunquam Suade Mihi Vana
SMQL – Sunt Mola Quae Libas
IVB – Ipse Venana Bibas
Cruz do Santo Pai Bento
A Cruz Sagrada seja a minha luz
Não seja o dragão o meu guia
Para trás, satanás
Nunca seduzas minha alma
São coisas más que brindas
Bebas do mesmo veneno.
Referências:
www.clubeminhabibliotecacatolica
www.fluoritaarcoiris.com