O Trevo no baralho cigano: sorte ou azar?
A carta número 2 do baralho cigano é o trevo de quatro folhas, sim, originalmente, o trevo dessa carta deve ser de quatro folhas, justamente por seu caráter de raro, já que os trevos comuns têm três folhas. Para se ter uma ideia do quão raro é o trevo de quatro folhas, dizem que a cada dez mil trevos, um teria quatro folhas. Exatamente por seu caráter raro, é que a ele foi atribuído o símbolo da sorte, ou seja, se você encontrar por aí um trevo de quatro folhas é porque está realmente com sorte. Com muita sorte, mesmo!
De acordo com a história, os druidas usavam o trevo de quatro folhas para afastar os maus espíritos. Além disso, a planta daria a eles o poder de acessar o mundo da magia através de visões de fadas e outras entidades espirituais da natureza. Tornou-se ao longo da história um símbolo poderoso, não só como um elemento que traz sorte a quem o encontrar como um poderoso instrumento de comunicação com o mundo etéreo, espiritual.
Que o trevo de quatro folhas já está historicamente associado à boa sorte e à espiritualidade, não nos restam dúvidas. Na interpretação das cartas ciganas, contudo, a figura do trevo gera dúvida na interpretação dividindo as opiniões. Há quem diga que a Carta do Trevo representa sorte ao consulente e há os que fazem uma leitura dessa carta de modo diferenciado, olhando-a com um pouco mais de reserva e associando sua aparição a momentos de dificuldades para o leitor. E então? Por que há essa divisão de opiniões entre os estudiosos das cartas ciganas? Vamos entender um pouco sobre essa questão.
Lendo a carta do trevo
Por mais incrível e chocante que possa parecer, por tradição, a carta do Trevo no baralho cigano não representa sorte. Quando ela aparece, revela um momento de dificuldade pela qual o consulente está passando, mas denota uma dificuldade de caráter espiritual. Conforme a carta à qual está associada pode nos revelar por exemplo que a pessoa está recebendo influências energéticas ou espirituais que estejam no caminho. Pode apontar também que nosso consulente tem mediunidade ou uma abertura maior para o mundo espiritual.
Então por que razão o trevo de quatro folhas, já que é um símbolo ligado à sorte? Porque trata-se de um símbolo extremamente ligado à espiritualidade e também ao poder de comunicação com o mundo espiritual, daí representar a mediunidade também. O Trevo de quatro folhas aparece então para indicar uma dificuldade de cunho espiritual e que o consulente poderá contar com a ajuda e proteção do mundo espiritual para resolvê-la.
Apesar disso, há aqueles que atribuem a esta carta uma energia positiva e de sorte ao fazerem sua leitura. Não há qualquer problema sobre isso, já que a nossa comunicação com as cartas é muito particular, e em alguns casos diverge sim, do senso comum.
Espero que tenhamos ajudado,
Vento de Lua Cheia